Observatório da Canção de Protesto
  • O QUE É?
    • Missão e objectivos
    • Conselho Consultivo
  • ENCONTRO DA CANÇÃO DE PROTESTO
  • EXPOSIÇÕES
  • DOSSIÊS TEMÁTICOS

Search

Entrevista. Luís Freitas Branco: “Acreditava-se que a música teria uma capacidade funcional de derrubar a ditadura”

“A Revolução Antes da Revolução” (ed. Zigurate), primeiro livro do musicólogo e mestrando em Ciências Musicais, Luís Freitas Branco, lançado em Março de 2024, mostra como 1971 foi um ano ímpar na música portuguesa e como, na altura, em plena época da Primavera Marcelista, críticos, músicos e jornalistas musicais acreditavam que a música teria um papel fulcral para a queda do antigo regime. José Afonso, Sérgio Godinho e José Mário Branco lançam, respectivamente, em Paris, os álbuns “Cantigas de Maio”, “Sobreviventes” e “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades”. Mas não só, é o ano do Cascais Jazz, que tem no cartaz Miles Davis na sua época mais contestatária e, por isso mesmo, incomodado quando percebe a realidade política do país, a par do Festival Vilar de Mouros que assume, nesse mesmo ano, os contornos de festival tal como o conhecemos de momento. Tonicha ganha o Festival da Canção, com “Menina do Alto da Serra”, mas a letra, embora de Ary dos Santos, sabe a pouco pela sua colagem ao campo quando já se esperava um outro papel da canção.

Leonor AlcaçarenhoEntrevista. Luís Freitas Branco: “Acreditava-se que a música teria uma capacidade funcional de derrubar a ditadura”03.25.2024
  • Previous
  • Next

O OBSERVATÓRIO

Contactos
Newsletter
Politica de Privacidade
Cookies

DESTAQUES

  • ‘LO QUE LE PASÓ A HAWAii’: el significado detrás de la canción de protesta de Bad Bunny
  • Peter Yarrow of folk-music trio Peter, Paul and Mary dies at 86
  • ‘Gracias a la Vida’: Joan Baez on her “theme song”

Subscreva a nossa Newsletter

© Observatório da Canção de Protesto.

design & development by Colour Invasion

This website uses cookies to provide you with the best browsing experience.

Find out more or adjust your settings.

Observatório da Canção de Protesto
Powered by GDPR plugin
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.